Revista Bica
Com 208 páginas no seu número 0, a Bica, prenda do meu amigo João Moreira, que acumula como editor da revista, impressionou-me primeiro pelas entrevistas e depois pela variedade.
A Bica ainda está a começar, mas já tem algumas ideias muito boas: tem um tema por cada número, é de distribuição gratuita, será sempre sobre Lisboa, mas terá sempre outra cidade em destaque, e contará com seções fixas e matérias variáveis.
Neste número 0 gostei muito das entrevistas à Bárbara Bulhosa, António Filipe Pimentel e a Moullinex; gostei da rubrica "Árvores de Lisboa" de Ana Luísa Soares e Ana Raquel Cunha, que espero que seja para manter, e que me fez lembrar A Árvore em Portugal de Francisco Caldeira Cabral e de Gonçalo Ribeiro Telles; achei piada ao "Lisbonar", o guia da cidade que a revista integra; e à "Música dos Vinhos" de André Pinguel.
Senti falta de um índice e de um grafismo que me ajude a situar os temas e seções dentro da revista. Mas creio que o número 0 é sempre um número ainda à procura de si mesmo e por isso teremos que esperar pela sedimentação que o número 1 tratará lá para o ano novo. Para já, a revista Bica, com o seu muito interessante número 0, já aí anda.