Privacy is Power - Carissa Véliz
Para alguém que trabalhe no mundo dos direitos fundamentais exercidos online, os perigos e os desafios das redes sociais e da Internet em geral não são nada de novo. E é por isso fácil esquecermo-nos que estes perigos e desafios não são do conhecimento geral. Há, por isso, um importante trabalho a realizar no sentido de divulgar conhecimento sobre a Internet e, em particular, sobre o perigo que representa para a privacidade.
O livro Privacy is Power, de Carissa Véliz, é um exemplo deste trabalho de divulgação científica, de apelo, de aviso sobre a importância da privacidade, sobre o modo como está a ser posta em causa por um determinado modelo econónico de aproveitamento da Internet, e, felizmente, sobre como podemos tentar por cobro a estas ameaças e recuperar a nossa privacidade.
É por isso um livro de leitura absolutamente essencial. Um livro que deve ser considerado uma leitura elementar para adquirir uma literacia básica sobre o mundo digital tal como ele hoje existe.
Os perigos não são poucos e estão no livro de Carissa Véliz detalhadamente identificados: do modelo de negócio que torna os nossos dados pessoais a fonte de rendimento das Big Tech, até aos mais variados mecanismos de intrusão camuflada e dissimulada, o que encontramos em boa parte de Privacy is Power é um diagnóstico para um problema que a esmagadora maioria das pessoas continua a ignorar. A pouco mais de metade do livro qualquer um de nós já adquiriu uma percepção aguda de que uma vida normal online é hoje uma vida partilhada com centenas de estranhos, que poderão utilizar os nossos dados de formas completamente contrárias à nossa vontade e muitas vezes prejudiciais para nós.
Felizmente o livro também contém uma proposta de terapêutica. E esta é a sua segunda virtude: mostrar que a luta pela privacidade tem a vitória ao nosso alcance. Se ao menos começarmos por dar valor aos nossos dados, à nossa auto-determinação, e soubermos fazer as escolhas que melhor protegem a nossa privacidade. Escolhas que vêm apresentadas e discutidas nesta obra.
Uma leitura fundamental, que já devia ter merecido uma edição portuguesa, à semelhança do que já aconteceu no Brasil.