Olmo: ajuda humanitária colaborativa!
Há uma nova plataforma para apoio a projectos de ajuda humanitária e de cooperação para o desenvolvimento. Assente na ideia de fundir as novas tecnologias com a necessidade de ajuda e de cooperação, a Olmo, nome simultaneamente da plataforma e da associação que a sustenta, é sobretudo uma ferramenta que pretende partir do já clássico crowdfunding (financiamento colaborativo) e generalizar, neste domínio, o crowdsourcing (ajuda colaborativa).
Com efeito, a Olmo permite não só que possamos doar dinheiro para ajudar os projectos presentes na plataforma, como também bens e serviços. A ideia é que possamos doar bens de que dispomos ou mesmo, no caso de empresas, matérias produzidas, que são necessários aos projectos apresentados, como por exemplo equipar uma biblioteca ou construir um viveiro hortícola. Além disso, é possível, doar o nosso tempo e o nosso saber, permitindo a plataforma a doação de horas de colaboração efectiva, seja de um arquitecto ou de um contabilista.
A Olmo está já em funcionamento, na sua versão beta, que corresponde à fase-piloto de lançamento. Qualquer pessoa pode doar, mas apenas para projectos que foram pré-aprovados, sendo assim possível testar a plataforma em ambiente real. Estima-se que no prazo de 6 a 8 meses, a plataforma seja aberta a todos os que queiram submeter projectos e assim conseguir ajuda colaborativa para fazer deles um sucesso.
A Olmo começa em Portugal, São Tomé e Príncipe, e Moçambique, mas é sua ambição ir aceitando projectos de cada vez mais países.
Este foi um projecto, ele próprio colaborativo, resultado da visão e do empenho de pessoas singulares e de empresas - a TWO e a Terceiro Quadrante, de que faço parte - mas que é agora uma Associação aberta a todos os que queiram promover a ajuda humanitária através de novas tecnologicas.
A Olmo precisa de todos para crescer e fruir. Visitem e apoiem projectos!